#sobremim : Anhembi Morumbi e Design de Moda.

Ontem eu fui até São Paulo pra terminar meu processo de matrícula e poder trancar a minha faculdade. Acabei não conseguindo resolver nada do que eu pretendia, mas foi ótimo conhecer o campus, eu me apaixonei por tudo e vim contar um pouquinho pra vocês sobre a minha visita e sobre a minha opção de curso.

O ano passado eu estava no ultimo ano do colégio e bem em dúvida sobre o que eu queria fazer. Depois de muitas pesquisas sobre diversos cursos e até mesmo sobre a minha personalidade, eu decidi que queria fazer a faculdade de moda e comecei a pesquisar os melhores lugares onde eu poderia cursar e quais carreiras eu poderia seguir.

Eu me inscrevi pra alguns vestibulares e pro Enem (óbvio), e o primeiro de todos que eu realizei foi o da Anhembi Morumbi, que foi no fim de outubro. Eu fiz a prova num domingo e, se eu não me engano, dois dias depois eu recebi o resultado de que eu tinha entrado, aí eu parei de me importar com os outros vestibulares, não fiz mais nenhum, e também não dei muita bola pro enem. Provavelmente não foi uma decisão sábia, mas eu já estava tão satisfeita com a situação que paguei minha matricula naquela mesma semana.

Pra deixar bem claro, o vestibular da Anhembi não é difícil, é bem tranquilo na verdade, e eu já sabia disso antes de fazer porque todos os textos que eu li diziam a mesma coisa. Mas não é porque é fácil de entrar que é uma faculdade fraca, a Anhembi Morumbi é bem conceituada na área de moda, ela recebeu quatro estrelas pelo guia do estudante e apesar de nem ter começado ainda, ela já me cativou muito, principalmente em uma palestra em que eu participei que aconteceu na feira do estudante o ano passado.Na verdade, a feira do Guia do Estudante é uma ótima opção pra quem ainda está em duvida e até mesmo pra quem já decidiu o que fazer, porque lá pode se ter a oportunidade de conhecer algumas faculdades, seus cursos, assistir palestra, e até ganhar brindes das universidades.

Mas enfim, mesmo estando ligada a faculdade desde outubro, eu ainda não tinha ido visitar o campus de artes, que é onde tem o curso de moda, arquitetura, design etc. Ele fica no Morumbi e é incrível gente, tem a estrutura de uma fabrica antiga totalmente restaurada e algumas paredes possuem grafiti, sem contar que assim que você pisa dentro da faculdade, dá de cara com um Starbucks (*-*). Mas a parte que mais me encantou foram os estudantes, eles são tão estilosos que minha vontade era sair tirando fotos de todo mundo. Mas eu não fiz isso, eu também não tirei fotos da faculdade, infelizmente, porque eu não sabia se podia, e da ultima vez que eu visitei uma universidade e tirei fotos, meio que brigaram comigo, aí eu deixei pra lá.

Eu peguei essa foto no google tá?!

Eu peguei essa foto no google tá?!

Bom, agora que eu falei da minha faculdade, eu vou contar pra vocês um pouquinho do curso que eu escolhi. Diferentemente da maioria das faculdades a Anhembi dividiu o curso de moda entre Negócios de Moda e Design de Moda, eu escolhi Design de Moda, porque tem muito mais a ver comigo, eu sou uma pessoa prática que gosta de por a mão na massa, e apesar de ainda não ter escolhido a profissão exata que eu pretendo seguir , a parte de criação é a que mais me encanta e é basicamente o que um designer de moda faz, ele é responsável por criar roupas, tecidos, sapatos e acessórios e também por fazer o trabalho sair do papel, se tornar real. Ele ou ela, é o responsável pelas tendencias  que surgem e pelas coleções que ditam as estações de acordo com o público alvo, podendo também trabalhar na produção de desfiles e editoriais de catálogos e revistas.

tumblr_kuf89rHP011qatvxwo1_500

Quando eu estava procurando o que eu queria fazer na faculdade, eu pesquisei sobre pessoas que trabalham e amam a área, como também pessoas que acreditavam que esse era seu objetivo e que desistiram no meio do caminho, por que eu queria ter toda certeza de que o curso que determinaria todo o meu futuro, fosse realmente minha paixão. E o que eu descobri nessas pesquisas é que a maioria das pessoas que entram no ramo da moda e desistem, fazem pelas razões erradas. O que eu aprendi disso tudo:

1. A moda só é luxuosa quando o produto já esta na vitrine. Todo o processo pelo qual ele passa até chegar lá, na verdade não tem nada de luxuoso.

2. Pra fazer moda você não precisa saber desenhar, porque a faculdade ensina, porém você tem que ter vontade de aprender e gostar de desenhar, porque mesmo que você não escolha ser designer, você vai ter que desenhar e desenhar muito.

3. Com determinação se chega a qualquer lugar, mas não é porque está fazendo moda, que vai, com certeza, ser a próxima Coco Chanel ou qualquer coisa do tipo.

4. A faculdade de moda não vai te fazer uma blogueira famosa, se esse é o ramo que quer seguir, faça um curso de moda, de fotografia, de design, de escrita ou jornalismo…

Pra quem ainda tem muitas dúvidas sobre a faculdade três conselhos: PESQUISE, não se jogue de cara; FAÇA O QUE REALMENTE GOSTE, não faça por status ou pra ficar rico. Você pode escolher a profissão mais mal remunerada do mundo, se é o que gosta, fará bem feito e se destacará; DÊ TEMPO AO TEMPO, é muita responsabilidade escolher aos dezessete/dezoito anos uma carreira que decidirá sua vida toda, não tenha pressa, tire um tempo pra se descobrir e descobrir o que quer fazer, melhor perder um ano pra isso do que passar a vida toda insatisfeito.

Se vocês quiserem saber sobre outras faculdades, ou outros cursos, qualquer coisa, me perguntem, me peçam, eu tenho amigos estudando todo tipo de coisa : artes, arquitetura, direito, engenharia etc. E eu farei o possível pra ajudar.

  • Já comecei a faculdade de design de moda, e vocês podem conferir um pouquinho aqui
Anúncios