MODA: Um Pouco Sobre Modelagem

Moda é um assunto que desperta curiosidade em muita gente. Eu sou um exemplo claro disso, e quando decidi fazer faculdade de moda eu tinha muitas duvidas sobre o curso, sobre as áreas de atuação e tudo mais.

Então comecei a pesquisar o máximo que podia, e com isso tirei várias das minhas duvidas e outras acabaram surgindo, mas no geral percebi que moda era um universo muito maior do que imaginava. E nesse universo existia uma coisa que eu desconhecia: modelagem

Quer dizer, eu sabia da existência da carreira de modelista, mas não tinha noção de como era e principalmente de que eu iria me identificar tanto. E aí como quase tudo que rola comigo, resolvi fazer post.

Então vamos por partes, sabe aquelas roupas maravilhosas que vemos nos desfiles , nas araras e nas vitrines? Pois bem, cada uma dessas peças teve seu começo em um pedaço de papel, os tais croquis, como é o caso desses aqui da Dior:

catalogo_dior3-600x380

Mas entre o desenho e a peça pronta existem diversas etapas. A primeira delas é a brilhante tarefa de fazer a roupa sair do papel e é aí que entra o modelista. Parece um bixo de sete cabeças , mas na verdade é bem facil, Claro que requer um pouco de esforço, atenção, paciencia e, não vou mentir, matematica, mas só um pouquinho.

Vou tentar explicar baseado no que eu aprendi no meu curso de costura do senac. Bom, eu cheguei no curso achando que ia direto pra maquina de costura: e.r.r.a.d.o. No primeiro dia do curso foi entregue um livro de moldes feminino simples, ou seja, um livro com algumas peças básicas de roupas femininas:

12048785_942387012486542_610961770_n

O livro contem as medidas das roupas e logo na segunda página um molde de saia reta e a parir dela, o molde de várias outras saias ( e depois obviamente calças, blusas e vestidos). O livro é bem explicadinho mas vou ser honesta e dizer que não teria conseguido fazer nem o primeiro molde sem a instrução da professora.

12067160_942387029153207_1793785344_n

Pois bem, depois de ler todas as medidas e intruções passamos toda a informação pra um recorte de papel pardo. Cada molde é diferente, mas a maioria deles é somente de metade da parte da frente e metade da parte de trás. Depois de tudo desenhado e recortado, os moldes são sobrepostos no tecido pra ser cortado e costurado, mas isso é materia pra outro post.

12092404_942386982486545_57647486_n

Esses dois papeis são partes de duas saias diferentes: reta e evasê.

A carreira de modelagem é a que mais tem carência de profissionais no ramo da moda, talvez pela falta de cursos próprios, ou por falta de informação ou porque não é uma parte tão renomada em moda, mas apesar de tudo é uma área muito boa com pagamento inicial de dois três mil e um teto de vinte mil por mês pra profissionais.

Se você pretende fazer faculdade de moda prepare-se para fazer moldes, e vários. Eu já disse anteriormente que não existe moda sem a parte pratica. Não vá pra uma faculdade de moda pensando que nunca vai ter que desenhar, modelar ou costurar. Não tem problema se você não souber fazer nenhuma dessas coisas porque todas elas serão ensinadas na faculdade, mas é necessário ter vontade de aprender e ter disposição e paciência pra fazer não uma, mas centenas de vezes todos os desenhos, moldes e peças.

Ao mesmo tempo em que na faculdade será ensinado tudo isso, grande parte das matérias serão bem superficiais porque o conteúdo é muito grande, foi por esse motivo que decide fazer um curso profissionalizante antes: pra chegar na faculdade já sabendo tudo que eu preciso.

O curso que eu faço é na verdade de costura, e a parte de moldes dele é bem básica, porém o Senac também oferece curso só de modelagem, onde são ensinados vários outros moldes, desde o simples até os mais complexos, e estou pensando seriamente em fazer esse curso também se as oportunidades surgirem.

12083821_942386985819878_693664042_n

Fois isso, qualquer dúvida ou sugestão de post que queiram ver aqui no blog é só deixar nos comentários. Beijos e até a próxima!!

Anúncios