Como Fazer Um Curriculo

Antes de tudo, eu quero explicar porque estou sumida: morar sozinha e fazer faculdade numa cidade grande é o mesmo que não ter tempo sobrando. E pra melhorar na semana passada eu acabei indo parar no hospital algumas vezes e daí não sobrou nem meio hora pra fazer post pra vocês, me desculpem.

Mas agora tô de volta e vou falar de algo que é útil pra todo mundo, porque se você não está procurando emprego nessa época da sua vida, uma hora vai procurar, e pra isso vai precisar de um cv.

“Cv” significa currilum vitae e nada mais é que um documento de apresentação para a empresa avilar seu perfil antes mesmo de te conhecer. Por isso, ele precisa ser bem feito, conter seus dados e objetivos, e, principalmente te representar.

Como tudo nesse blog, esse post está aqui por uma razão que me envolve. Desde a primeira semana da facul, eu e meus colegas já estamos nos programando para entrar no mercado de trabalho, e nenhum deles tinha cv. Como durante o ensino médio eu tive uma parte das minhas aulas de inglês dedicadas a produção de um curriculo e entrevistas de emprego falsas pra treinamento, eu já possuia uma noção de como produzir um e até já tinha o meu.

Porém esses dias decidi que queria meu currilo um pouco menos formal e mais descontraído, ao procurar modelos e sites para me ajudar, lembrei que eu podia ajudar todo mundo se trouxesse isso pro blog. Então aqui estou, e vou tentar ajudar o máximo que puder.

Claro que um curriculo depende muito do tipo de emprego que está procurando, mas existem algumas coisas que todos eles precisam ter, essas coisas são:

  • Seus dados:  endereço, telefone, email, nacionalidade, naturalidade, estado civil e data de aniversário ou idade.
  • Objetivo: no que você pretender atuar, que função deseja realizar dentro da empresa.
  • Qualificações: onde se formou, cursos que você fez, certificados que possua, se está cursando faculdade, etc
  • Experiências anteriores.
  • Sobre: um pouquinho sobre você, suas caraceristicas e disponibilidade de horário.
  • Foto sua.

Coisas que podem ser acrescentadas:

  • Gráficos.
  • Linha do Tempo
  • simbolos

Exemplos:
cv-maria-r-fragoso-1-728meu-curriculum-vitae-1-72812767627_1082164395172923_891395049_n

Os primeiros cvs podem ser feitos no word sem problema nenhum, mas para os três ultimos vai ser necessario um pouco mais de trabalho  e um pouco de experiência no Photoshop ou coisas do tipo.

Vale lembrar que se você está se candidatando pra um emprego na área de direito ou algo do tipo, curriculos coloridos e com bichinhos não serão muito bem vistos. Já para moda  ou publicidade, um cv diferente é um bom jeito de se destacar.

No meu caso esse curriculo é uma ideia genial, porque alem de chamar a atenção é um bom jeito de apresentar meu lado criativo e minhas “habilidades de edição”, assim digamos. Para quem não tem muita habilidade com PS e não quer pagar pra alguém fazer, existe um site muito bom pra esse tipo de coisa, e você pode conhece-lo aqui. É nescessário fazer um cadastro, mas ele é gratuito (a menos que você queira um pacote mais completo), além de ser super fácil e tranquilo de usar.

Espero ter ajudado, e pra vocês terem uma noção de como o meu ficou, aqui está:

1460041664

Beijos e até a próxima!

 

 

Publicado por Deborah Mingrone

Big City Lover, Fashion Student in São Paulo, Brazil, ex- Au Pair in New York. Living and sharing aall my experiences and ideas over here. Be welcome into this amazing journey called life with me! Don't forget to check instagram and Youtube for more.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: