Como Fazer Um Curriculo

Antes de tudo, eu quero explicar porque estou sumida: morar sozinha e fazer faculdade numa cidade grande é o mesmo que não ter tempo sobrando. E pra melhorar na semana passada eu acabei indo parar no hospital algumas vezes e daí não sobrou nem meio hora pra fazer post pra vocês, me desculpem.

Mas agora tô de volta e vou falar de algo que é útil pra todo mundo, porque se você não está procurando emprego nessa época da sua vida, uma hora vai procurar, e pra isso vai precisar de um cv.

“Cv” significa currilum vitae e nada mais é que um documento de apresentação para a empresa avilar seu perfil antes mesmo de te conhecer. Por isso, ele precisa ser bem feito, conter seus dados e objetivos, e, principalmente te representar.

Como tudo nesse blog, esse post está aqui por uma razão que me envolve. Desde a primeira semana da facul, eu e meus colegas já estamos nos programando para entrar no mercado de trabalho, e nenhum deles tinha cv. Como durante o ensino médio eu tive uma parte das minhas aulas de inglês dedicadas a produção de um curriculo e entrevistas de emprego falsas pra treinamento, eu já possuia uma noção de como produzir um e até já tinha o meu.

Porém esses dias decidi que queria meu currilo um pouco menos formal e mais descontraído, ao procurar modelos e sites para me ajudar, lembrei que eu podia ajudar todo mundo se trouxesse isso pro blog. Então aqui estou, e vou tentar ajudar o máximo que puder.

Claro que um curriculo depende muito do tipo de emprego que está procurando, mas existem algumas coisas que todos eles precisam ter, essas coisas são:

  • Seus dados:  endereço, telefone, email, nacionalidade, naturalidade, estado civil e data de aniversário ou idade.
  • Objetivo: no que você pretender atuar, que função deseja realizar dentro da empresa.
  • Qualificações: onde se formou, cursos que você fez, certificados que possua, se está cursando faculdade, etc
  • Experiências anteriores.
  • Sobre: um pouquinho sobre você, suas caraceristicas e disponibilidade de horário.
  • Foto sua.

Coisas que podem ser acrescentadas:

  • Gráficos.
  • Linha do Tempo
  • simbolos

Exemplos:
cv-maria-r-fragoso-1-728errado_ampliadomeu-curriculum-vitae-1-7282d677f124087390f1b9eb5decbd98c52016f7b32d5d75174eae736463ff9f85612767627_1082164395172923_891395049_n

Os primeiros cvs podem ser feitos no word sem problema nenhum, mas para os três ultimos vai ser necessario um pouco mais de trabalho  e um pouco de experiência no Photoshop ou coisas do tipo.

Vale lembrar que se você está se candidatando pra um emprego na área de direito ou algo do tipo, curriculos coloridos e com bichinhos não serão muito bem vistos. Já para moda  ou publicidade, um cv diferente é um bom jeito de se destacar.

No meu caso esse curriculo é uma ideia genial, porque alem de chamar a atenção é um bom jeito de apresentar meu lado criativo e minhas “habilidades de edição”, assim digamos. Para quem não tem muita habilidade com PS e não quer pagar pra alguém fazer, existe um site muito bom pra esse tipo de coisa, e você pode conhece-lo aqui. É nescessário fazer um cadastro, mas ele é gratuito (a menos que você queira um pacote mais completo), além de ser super fácil e tranquilo de usar.

Espero ter ajudado, e pra vocês terem uma noção de como o meu ficou, aqui está:

1460041664

Beijos e até a próxima!

 

 

Anúncios